Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Pai é condenado a indenizar filha por abandono afetivo – Decisão TJ-TO

há 4 anos


O texto é baseado na decisão da Justiça do Tocantins que,determinou que um pai pague R$ 50 mil de indenização para a filha de 19 anos, vítima de abandono afetivo.

A Defensoria Pública partiu do pressuposto de que o pagamento da pensão alimentícia a fim de quitar a obrigação da convivência familiar não é suficiente. O dever do genitor, além da alimentação, é constituído por afeto, companheirismo e amizade. Logo, de acordo com a decisão, o descumprimento da função de “pai” causa danos, dessa forma, sendo passível de indenização.

A advogada do caso, afirma que “se houve dano psicológico capaz de afetar a vida daquela criança, adolescente ou adulto de maneira que lhe atrapalhe seguir seu cotidiano, comprovado por laudos psiquiátricos, psicológicos e/outros que demonstrem esse dano (nexo causal), a indenização é mais que justa. Sendo que a maioria do abandono na infância caminha para uma vida adulta de sofrimento, pautada pelo abandono afetivo do pai.”

Fonte:

http://www.ibdfam.org.br/noticias/7236/Pai+%C3%A9+condenado+a+indenizar+filha+por+abandono+afetivo

  • Sobre o autorAdvogados no estado do Pará
  • Publicações81
  • Seguidores34
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações154
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pai-e-condenado-a-indenizar-filha-por-abandono-afetivo-decisao-tj-to/920106506

Informações relacionadas

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Abandono afetivo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)