Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Pagou uma conta que não devia? Qual é a previsão do Código de Defesa do Consumidor?

há 4 anos


Muito consumidores, por desconhecimento, acabam pagando valores indevidos por medo de terem seus nomes inscritos nos órgãos de proteção ao crédito.

Contudo, se você recebeu uma cobrança indevida, não faça isso nem abdique dos seus direitos, pois cabe a repetição de indébito em dobro no direito do consumidor.

Repetição de indébito refere-se ao pleito de devolução do valor pago indevidamente. Em razão disso, o consumidor tem direito à devolução em dobro do valor cobrado, conforme, parágrafo único, do art. 42 do CDC: “O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável”.

Ressalta-se, ainda, que há o seguinte requisito para a configuração do direito de receber em dobro: O valor cobrado de maneira indevida deve ter sido efetivamente pago pelo consumidor.

O CDC prevê a devolução em dobro, acrescido de correção monetária e juros legais, bem como é limitado ao que foi cobrado e pago a mais, não correspondendo ao valor total da conta.

  • Sobre o autorAdvogados no estado do Pará
  • Publicações81
  • Seguidores34
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1358
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pagou-uma-conta-que-nao-devia-qual-e-a-previsao-do-codigo-de-defesa-do-consumidor/916703770

Informações relacionadas

Leroy & Miranda, Advogado
Artigoshá 3 anos

Nova Decisão do STJ Consolida Entendimento sobre Repetição de Indébito em Dobro

RS Advogados e Associados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Cobranças indevidas em faturas de telefone, internet e TV a cabo: indenização devida ao consumidor

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)