Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Divórcio decretado antes da citação do marido: Pode ocorrer?

há 4 anos

A situação de divórcio implica na impossibilidade de manter a união matrimonial, a reconciliação já não é mais uma opção neste caso.

Este texto é baseado na decisão da juíza da juíza Karen Francis Schubert, titular da 3ª Vara da Família da comarca de Joinville (SC) que reconheceu o divórcio como um direito potestativo incondicionado. A requerente da ação, através de advogado, pleiteou liminarmente, a decretação do divórcio, o qual foi concedido.

A juíza afirma que não há necessidade de prova ou condição, tampouco de formação de contraditório, sendo a vontade de um dos cônjuges o único elemento exigível.

A fim de fundamentar sua decisão, a juíza ainda cita o art. 311, IV do CPC/2015, evidenciando o direito material da parte autora. Vejamos a letra da lei:

Art. 311. A tutela da evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, quando:

IV – a petição inicial for instruída com prova documental suficiente dos fatos constitutivos do direito do autor, a que o réu não oponha prova capaz de gerar dúvida razoável.

Ao final da decisão, a juíza determinou a expedição de mandado para averbação no registro civil de casamento, em que deverá constar a opção de nome e que a partilha de bens ainda está pendente.

REFERENCIAS:

https://www.conjur.com.br/2020-fev-01/juiza-decreta-divórcio-antes-mesmo-citacao-marido

  • Sobre o autorAdvogados no estado do Pará
  • Publicações81
  • Seguidores34
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divorcio-decretado-antes-da-citacao-do-marido-pode-ocorrer/903319420

Informações relacionadas

Livio Nobre, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Divórcio litigioso com pedido de antecipação de tutela de evidência

Tribunal de Justiça do Ceará
Peçahá 10 meses

Petição Inicial - TJCE - Ação Antecipação dos Efeitos da Tutela Provisória de Evidência - Tutela Cautelar Antecedente

Aline Vieira de Eça, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Acordo de Pensão Alimentícia

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)